Alexandre Gontijo: "Capacitação tira pessoas da inércia"
Presidente e Assessor Jurídico do IEVA, Francisco Carrera, falaram sobre programas e iniciativas do instituto ao programa CJC+Entrevista

2803 site

Rio de Janeiro, março de 2017 - Capacitar pessoas para que construam suas próprias casas tira moradores da dependência de iniciativas do poder público. A afirmação do presidente do IEVA (Instituto Eventos Ambientais), Alexandre Gontijo, foi feita ao programa CJC+Entrevista, no qual esteve junto com o assessor jurídico da entidade, Francisco Carrera.

"Você acha que dentro de comunidades só tem miséria e pobreza, mas não. Tem uma mão de obra tão qualificada, tão capacidade, com tanta criatividade. Basta dar uma oportunidade. Estamos buscando parceiros para construir casas. Nós entramos nas comunidades para capacitar pessoas como pedreiros, marceneiros e ladrilheiros, para que eles possam construir suas casas com materiais doados por construtoras", revela Gontijo.

"Profissionalizar através do reuso são duas práticas sustentáveis, que depois são multiplicadas. A pessoa que constrói uma casa sustentável se sente orgulhosa. Então, muda um pouquinho a ótica. Ela deixa de ser um mero instrumento do capital que está ali para cumprir uma relação, sendo muito mais do que isso", afirmou Francisco Carrera, quando Alexandre Gontijo emenda.

"Isso tira as pessoas da inércia, da dependência do governo", concluiu o presidente.

Assista ao programa completo abaixo.

PARTE 1

Alexandre Gontijo e Francisco Carrera falam sobre o programa de capacitação para a construção de moradias populares

PARTE 2

O presidente e o assessor jurídico do IEVA mostram peças feitas em programas de capacitação artística do Instituto