IEVA distribui 500 mudas da Mata Atlântica
Cedae e Instituto Eventos Ambientais distribuem plantas nativas no Quiosque da Globo, em Copacabana

DSCN5813
Rio de Janeiro, setembro de 2016 -
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) distribuiu 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica durante a Campanha Muda Rio, realizada no Quiosque da Globo, em Copacabana. A data escolhida não foi ao acaso: 21 de setembro, início da Primavera no Hemisfério Sul. Um belo modo de começar a Estação das Flores.

“A Campanha Muda Rio, do IEVA, no Quiosque da Rede Globo na Avenida Atlântica foi um sucesso. Conseguimos distribuir 500 mudas de espécies da Mata Atlântica, e o destaque especial foi para o oiti: uma árvore nordestina que, há um tempo atrás, fez sucesso no Rio de Janeiro, arborizando todas as ruas da cidade”, revela Francisco Carrera, assessor jurídico do IEVA.

As mudas distribuídas pelo IEVA são resultado de uma iniciativa pioneira da Cedae: o projeto Replantando Vida. Utilizando detentos em regime de reclusão para cultivar as mudas, a iniciativa se mostra útil tanto no âmbito ecológico quanto no social, ao oferecer progressão da pena aos apenados que trabalham nele.

“O projeto se concretiza principalmente em função da utiização da mão de obra de apenados, que estejam no processo de prisão domiciliar ou em regime semiaberto. Para que consigamos manter este movimento, é importante não apenas que as mudas sejam cultivadas por eles, mas também que sejam entregues e levadas ao solo”, afirma Irapuan de Carvalho, assistente da Presidência da Cedae na área de Reflorestamento.