Campos recebe 4º ECOB, promovido pelo IEVA
Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica em Campos trouxe novidades ao Rio de Janeiro
 
Campos recebe 4 ECOB promovido pelo IEVA (640x480)Três dias de palestras, discussões e seminários formaram a quarta edição do Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
“O fato de a sociedade brasileira ainda não ver a água como agente estratégico faz com que os tomadores de decisões também implementem políticas que acabam intereferindo sobre a qualidade e quantidade das águas. Então, qualquer ação - mesmo que não seja direta sobre as águas - acaba afetando e impactando as águas”, alertou Ângelo José Rodrigues, da WWF-Brasil.

O recado de Ângelo parecia ensaiado com os Comitês de Bacias (CBHs). Pela primeira vez na história, representantes de todos os nove CBHs estiveram juntos no mesmo evento. Além da presença massiva, outro fator a ser comemorado é a participação cada vez maior das Prefeituras na gestão dos recursos hídricos do estado.
“Algo muito importante é termos quase todos os secretários de Ambiente no comitê. Isso representa um fluxo de informações constante”, ressaltou Luiz Mário, diretor-secretário do CBH Baixo Paraíba e gerente do sistema Firjan.
Outra grande mudança anunciada foi na sede do evento. A próxima edição, em 2017, será realizada na cidade de Paraty, a convite do CBH Ilha Grande, presidido por Thiago Menezes.